Integração com a comunidade é foco do Instituto Gene

Parcerias e relacionamentos com entidades estão sendo fortalecidas

Todas as ações desenvolvidas pelo Instituto Gene têm sido voltadas para a integração com a comunidade de Blumenau e do Vale do Itajaí. Como é a única Incubadora de empresas da região, o Gene busca se aproximar de entidades empresariais e da própria Academia, buscando parcerias com instituições de ensino superior.

Uma das provas deste novo alinhamento está no Planejamento Estratégico do Instituto Gene, reformulado durante o ano de 2017. O estudo procurou reposicionar o Instituto conforme o modelo CERNE – Centro de Referência para o Apoio a Novos Empreendimentos, um modelo de gestão.

Este modelo tem sido o norte das ações do Gene. No início de 2017, o Instituto teve inclusive uma grande conquista recebendo oficialmente o certificado do CERNE 1, onde o foco eram os empreendimentos. Durante todo o ano de 2017, as ações foram desenvolvidas visando o CERNE 2, um novo nível de maturidade, em que o foco é o desenvolvimento da própria Incubadora.

Foi com esta visão que o Instituto Gene alinhou suas atividades. Uma outra importante conquista foi a inclusão do Gene como entidade parceria na plataforma “Blumenau Digital”. O portal blumenau.digital é fruto do Programa Cidades Inteligentes da IBM, que faz com que a cidade seja vista como ponto de empreendedorismo e inovação.

Embasado pelo conceito Cidades Inteligentes, da IBM, o portal foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a multinacional, a Blusoft, a Himaker e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), com o objetivo de evidenciar a estrutura que Blumenau oferece para o fomento de empresas. Blumenau é a 13ª cidade do mundo a aderir ao projeto de Cidades Digitais da IBM, projeto que começou por Nova Iorque, Berlim e Amsterdã.

Parcerias

Uma das principiais parcerias que o Instituto Gene tem é a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec). A Secretaria é parceria nos editais do Programa de Incubação, abertos semestralmente e que criam a possibilidade de transformar ideias em negócios inovadores.

A cada edital lançado, o número de interessados cresce consideravelmente, dado que comprova a capacidade de mobilização do Instituto.
Outra sintonia é com os cursos de informática, desenvolvidos em conjunto com o Centro de Educação Permanente (CEP), vinculado à Sedec. O curso é oferecido gratuitamente à comunidade e visa qualificar mão de obra proporcionando a inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Nova sede

Outra mudança recente e importante do Instituto Gene foi a troca de sede. O Instituto deixou um prédio localizado há cerca de 15km do Centro para ficar mais perto de instituições parcerias, como a universidade. A mudança foi possível por meio de convênio com o Supermercado Giassi, que ofertou um prédio que fica ao lado do supermercado.

Centro de Inovação

O Instituto Gene, por ser a única Incubadora de empresas da região e por estar envolvido com inovação e empreendedorismo, é uma das entidades que integram o Comitê para Implantação do Centro de Inovação de Blumenau. Criado em 2017, o grupo ficará responsável por coordenador a implantação do Centro de Inovação no período pré-operacional até a entrega da obra, prevista para meados de 2018.
O Centro de Inovação de Blumenau é um dos 13 centros que estão sendo construídos pelo governo do estado de Santa Catarina, com investimento de cerca de R$ 6,8 milhões. O prédio terá cinco pavimentos e uma área de 4,1 mil metros quadrados. O espaço servirá para fomentar o empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico da região.