Ações realizadas e resultados alcançados pela software by maringá em 2017

5º TICNOVA – O maior evento de Tecnologia da Informação do sul do país, o Ticnova, ocorreu durante os dias 22, 23 e 24 de agosto. Em sua 5ª edição, teve como inspiração principal a “Inovação”, com palestras e assuntos focados nesse tema.

A abertura do evento contou com a palestra magna do Cientista Chefe da IBM Brasil, Fabio Gandour, falando sobre a Inteligência Artificial e Computação Cognitiva, no Teatro Calil Haddad, contando com a presença de mais de 700 pessoas.

Para os demais dias, contou com diversos minicursos, workshops e palestras, todas dividas em três trilhas: Dev (Desenvolvedores), Biz (Empresários) e StartUp, reunindo assim diversos atuantes da área de TIC, desde empresários e profissionais até acadêmicos, professores e pesquisadores.

Todas as palestras, micursos e workshops foram voltados para temas estratégicos da área, difundindo seu objetivo de promover a integração entre as pessoas, incentivar a geração de novas empresas, produtos e serviços inovadores por meio de atualização tecnológica, difusão de tendências, aplicação de conceitos e geração de inovação.

Dentro do evento ocorreu o denominado Desafio TICNOVA, uma maratona de programação que deixou de lado o formato tradicional dos hackathons, e teve um formato mais atrativo e efetivo. O tema proposto para o desafio foi criar uma tecnologia que permitisse a entrega de medicamentos por meio de drones, onde as equipes participantes receberam um treinamento sobre a tecnologia dos drones e mentoria de uma empresa especializada.

O Desafio contou com uma premiação em dinheiro para os vencedores, no valor de R$ 5 mil, além de dar a oportunidade para que os três primeiros colocados pudessem dar prosseguimento no projeto, cedendo um espaço no EVOA, aceleradora tecnológica, o primeiro ativo do Parque de TI de Maringá.

PARANATIC – O PARANÁ TIC consagrou-se como um espaço onde, além de surgirem novas ideias, surgem novas conexões que geram novos projetos e negócios. É o conhecimento livre tratado de forma séria, visando o surgimento de novas oportunidades para todos.

Realizado na cidade de Foz do Iguaçu, em sua 6ª edição contou com o “Hackathon Trinacional”, consistindo em uma clássica maratona de programação, porém contando com a presença de participantes da Argentina, Brasil e Paraguai.

O tema proposto, inspirado em sua sede o Parque Tecnológico Itaipu, foi Smart Energy e propôs soluções inovadoras para um desenvolvimento sustentável global, onde tivemos uma equipe formada pela Software by Maringá em parceria com a Unicesumar, contando com acadêmicos da instituição que alcançaram o posto de grandes vencedores deste desafio.

Projeto ISS Tecnológico – Uma grande vitória para o setor na cidade de Maringá, foi a aprovação do Programa do ISS Tecnológico, Lei Complementar N. 975, onde as empresas do setor que realizarem investimentos frisando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da cidade, terão benefícios fiscais, além de algumas providências.

O programa incentiva a geração de novos empregos, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico das empresas prestadoras de serviço, onde o incentivo deve ser aplicado para a capacitação dos colaboradores, aquisição de equipamentos e softwares, serviços de consultorias ou na estrutura física necessária para a implantação do projeto.

Instalação do EVOA (Aceleradora) – Inaugurou-se em agosto, o primeiro ativo do Parque de TI de Maringá, a EVOA, aceleradora tecnológica que visa apoiar o desenvolvimento de startups na cidade, onde, através de parcerias e convênios, os desenvolvedores terão acesso facilitado a serviços de extrema qualidade, além de eventos, capacitações e diversas oportunidades de contato com uma rede de mentores de diversas áreas.
A aceleradora atua na transformação de ideias em empresas, preparando empreendedores e startups nas fases de estruturação do produto, modelo de negócio, aquisição dos primeiros clientes, até o ponto de serem apresentados para investidores que ajudarão na etapa de crescimento da empresa.

O ambiente pode receber até 30 empresas ao mesmo tempo onde os empreendedores poderão utilizar a estrutura e os recursos da aceleradora, aproveitando o espaço de coworking para focar no desenvolvimento do negócio e capacitações por até seis meses, onde as empresas atingem a maturidade o suficiente para serem apresentadas a investidores.

Projeto Programador do Futuro – Em parceria com a Prefeitura Municipal foi criado o Projeto Programador do Futuro, que se constitui de aulas de programação e desenvolvimento de jogos digitais para alunos do ensino médio, com o intuito de desenvolver suas aptidões para o ramo, trabalhando o raciocínio lógico, dentre outras habilidades.

O projeto tem previsão de duração de 03 anos, podendo ser prorrogado, e contará com o apoio da prefeitura para todo o material didático e para a escolha de um local adequado que servirá de sede para as aulas.